Vaticano espera anunciar novo papa até a Páscoa; cinco cardeais brasileiros votam em conclave

O Vaticano espera que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o sucessor de Bento 16 em março, antes da Páscoa, no próximo dia 31 de março, afirmou nesta segunda-feira (11) o porta-voz, Federico Lombardi, depois que o Sumo Pontífice anunciou sua renúncia por razões de saúde para o próximo dia 28 de fevereiro. 

LEIA MAIS

 

 

Em 2007, Bento 16 encontra Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo

 

   

“Temos de ter um novo Papa na Páscoa”, afirmou Lombardi em uma coletiva de imprensa. Segundo o porta-voz, será realizado um conclave nos 15 ou 20 dias posteriores à renúncia.

 

Lombardi disse também que o papa é muito consciente do passo que deu e que não influíram temas como os escândalos de pedofilia na igreja. Ao contrário, disse o porta-voz, quando eles aumentaram, o pontífice afirmou que um pastor “nunca foge dos lobos e abandona o rebanho”.

 

Segundo o porta-voz, Bento 16 anunciou hoje aos cardeais presentes no Vaticano sua renúncia entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 de Brasília). O papa leu o texto em um claro latim, “com precisão e clareza”, muito centrado, sem interrupção e sabendo a importância do momento. Lombardi afirmou ainda que Bento 16 não está “triste ou deprimido”, e descartou que assim que houver um novo papa, o atual pontífice interfira no novo Pontificado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s